A música em minha vida
A minha relação com a música começou na infância. Eu devia ter uns cinco anos aproximadamente...
Daquela época, ficaram gravadas em minhas memórias as imagens das observações atentas e curiosas que eu fazia de meu pai dedilhando o seu violão. Ele tocava duas canções que aprendeu sozinho: “Asa Branca”, do compositor Luiz Gonzaga, e a outra desconhecida para mim.
Lembro-me até hoje das sensações que experimentava ao ouvi-lo tocar: eu ficava encantada e bem feliz, saltitante!
Depois eu colocava uma das dedeiras (eram duas: uma verde e a outra colorida) de meu pai e com ela, mesmo escapando do meu polegar, tentava extrair alguma música daquele instrumento interessante.
Cantar, sonhar, tocar...
Cantar e apreciar cantores me fascina desde muito cedo! Quando criança, durante as reuniões na igreja, aguardava com ansiedade o coral e os solistas cantarem. Era maravilhoso observar e ouvir os músicos tocarem em harmonia com o que estava sendo cantado!
Fui me apaixonando pelo universo da música e o sonho de tocar piano se despertou nos primeiros anos de minha vida escolar. Em um dia de festa no 2º ou 3º ano, não me lembro bem ao certo, ocasião em que podíamos levar brinquedos, uma coleguinha levou um mini teclado e tocou algumas canções. Que delícia foi ouvi-la! A partir dali as teclas começaram a fazer parte dos meus pensamentos... Mas, minha iniciação ao piano só aconteceu muito tempo depois.
Antes disso, por volta de meus 14 anos, conheci uma professora: a dona Olília, que lecionava violão e flauta-doce gratuitamente para um grupo de adolescentes em um espaço cedido por uma creche, próxima à minha casa.
Eu não podia perder aquela oportunidade!!! Peguei o violão do meu pai, uma flauta-doce que minha mãe me deu e fui fazer parte daquele grupo. Assim, iniciei minha aventura no estudo e conhecimento da música.
Guardo um carinho muito grande por aquela professora, que me ensinou a tocar os primeiros acordes no violão e melodias simples e outras mais difíceis com a flauta-doce, músicas que toco de cor até hoje. Ela também me iniciou na leitura e escrita musical e me motivou a persistir no sonho de tocar piano.
Silvia Cris Alves
-
Professora de Piano e Musicalização Infantil
-
Cantora
-
Pedagoga
-
Escritora e Ilustradora
O piano e o canto
Depois da iniciação musical com a Professora Olília, passaram-se aproximadamente 5 anos e eu comecei a estudar o tão desejado piano, na Escola Livre de Música que funcionava na Catedral Evangélica Presbiteriana, no Centro de São Paulo.
Passei depois pelos Conservatórios Musicais Souza Lima e do Brooklin, estudando Piano Erudito. Também iniciei Piano Popular em uma escola de música cristã.
Na Faculdade Teológica Batista de São Paulo me formei no curso de Bacharelado em Música Sacra e o estudo do piano foi minha área de concentração.
Em seguida, me formei no curso Técnico em Piano Erudito no Conservatório Musical Beethoven.
Foi também na Faculdade Teológica Batista que tive minhas primeiras aulas de canto lírico e cantei no coral, com o qual tive a oportunidade de cantar em várias igrejas batistas e seminários teológicos de diferentes lugares no Brasil e nos EUA. Neste último, cantamos em Dallas, Fort Worth, Louisville, Chicago, Baton Rouge e New Orleans.
Mais recentemente comecei a estudar o canto crossover, em que estudo as técnicas do Canto Lírico e do Belting Contemporâneo, com o Maestro Marconi Araújo. O Belting é a técnica usada para o canto no Teatro Musical, no Pop e no Gospel.
O canto é a outra paixão, que venho desenvolvendo ao longo desses anos, cantando voluntariamente na igreja e no Grupo Concerto e em casamentos com corais profissionais, como o Del Chiaro, com o qual permaneço.
Educação Musical
Na minha carreira musical, também estudei e trabalhei muitos anos com a musicalização de bebês e crianças no Conservatório Beethovem, escolas livres de música, Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Participei em congressos e workshops em igrejas Batistas, ministrando sobre Musicalização Infantil e a Música no Ministério Infantil.
Outras Artes presentes em minha vida
Ao longo da minha carreira, além da formação musical cursei Desenho Artístico, pintura em tecido, Decoração de Interiores e Desenho Técnico. Trabalhei dez anos com desenho técnico de arquitetura e em projetos de sinalização de trânsito na CET.
Nessa mesma época, de forma um tanto intuitiva, comecei a desenhar e fazer pinturas em paredes, nas salas das crianças na igreja, quarto de bebê, cortinas painéis e decoração de festas infantis. Assim, realizei vários trabalhos com o desenho artístico e pintura.
Fui professora no Ensino Fundamental, alfabetizadora de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagens. Por isso comecei a escrever e ilustrar livros infantis e materiais didáticos, direcionados às famílias e aos educadores, voltados para a temática de Educação Musical, Alfabetização e Educação Cristã.
Durante esta etapa profissional, comecei a reviver o gosto pela poesia, descoberto em minha adolescência e que estava adormecido. Mais uma arte que foi explorada em benefício dos meus ex-alunos e demais crianças que poderão ser alcançadas por meio desse material literário e musical.
A formação nas Artes e Educação me possibilita, hoje, a desenvolver trabalhos que me trazem realizações como educadora musical, cantora, professora alfabetizadora, escritora e ilustradora.
Voluntariado
Desde a minha adolescência, tenho desenvolvido também um trabalho como voluntária nos ministérios em que fiz parte, nas áreas de Educação Cristã e Música.
Cantei por aproximadamente 2 anos no Grupo Concerto, ministrando a música como arte, como louvor e adoração a Deus, como meio de evangelização (em igrejas e teatros) e como instrumento que proporciona alívio e conforto aos corações de pessoas hospitalizadas.
Na YAH Church, em que fui membro durante anos, desenvolvi um trabalho de composições musicais, com versículos a serem memorizados pelas crianças e colaborei na formação de voluntários, ensinando-os sobre o uso da música no Ministério com as Crianças (YAH KIDS).
Atualmente, atuo como voluntária na Igreja Batista Batista Regular em Rio Pequeno, no Ministério de Música com as crianças e canto no Coral, que também desenvolve um trabalho de evangelismo, em espaços como: Condomínios e Hospitais.
Vem comigo...
Sou muito grata a Deus por esta jornada, por ter trilhado os caminhos que sonhei e busquei para o meu desenvolvimento pessoal e formação profissional.
Lá atrás, ainda menina, quando comecei a frequentar a igreja com meus pais, desenvolvi um senso de reverência muito grande e de profundo amor a Deus. Desde aquele momento, tudo que me propus a fazer, fiz e faço o meu melhor em adoração a Ele, que me trouxe até aqui.
E é essa bela jornada que convido você também a trilhar comigo a partir de agora.