top of page

4 Particularidades do coração paterno de Deus

“Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos...” (I João 3:1)


O coração de Deus revela o coração de um pai que os filhos tanto precisam ter.


É preciso entender quem Deus é como Pai e considerar quatro particularidades que envolvem sua paternidade.


1. LIDERANÇA


As crianças precisam ser lideradas. Elas precisam ser ensinadas por meio de experiências, direcionamentos e limites proporcionados e estabelecidos pelos adultos responsáveis por sua educação.


O pai é chamado por Deus para instruir seu filho, colocá-lo no caminho da vida e mostrá-lo como andar nele, conforme cita a Bíblia em Provérbios 22:6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.


O pai é o líder espiritual de seu filho. Em Provérbios 4, encontramos uma exortação paternal que se inicia assim: “Ouvi, filhos, a instrução do pai e estais atentos para conhecerdes o entendimento...” que revela esse chamado.


As Escrituras mostram o quanto o pai precisa estar preparado para essa liderança, conhecendo os ensinamentos contidos nelas.


Crianças necessitam ouvir palavras e conselhos sábios de seus lábios e ver, nas suas atitudes, as escolhas sábias e as boas decisões realizadas no dia a dia da família.


Cada filho, cada filha precisa descobrir seu propósito, sua identidade e seu verdadeiro valor. Isso deverá acontecer como fruto do amor do pai demonstrado, assim como Deus Pai revelou o seu amor por nós doando o que Ele tinha de melhor, Jesus: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Referência Bíblica: João 3:16).

Pai, seja respeitado por liderar os seus filhos!



2. CUIDADO


As crianças são muito dependentes, necessitam de cuidados e de suas necessidades básicas atendidas. A principal responsabilidade dada a um pai é a de cuidar e prover seus filhos. A maneira que Deus dá condição ao homem de cuidar de sua família é por meio de seu trabalho. É honroso a maneira pela qual um pai expressa o seu amor e cuidado aos seus filhos de modo prático.


Deus é o exemplo de pai cuidadoso e provedor, conforme nos ensina o Apóstolo Pedro: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (Referência Bíblica: 1 Pedro 5:7).


Pai, seja apreciado por cuidar de seus filhos!



3. TEMPO


Passar tempo com seu pai é necessidade de todo filho.

Ser pai é estar com seus filhos para repartir a alegria e as bençãos de Deus. Cada momento que passarem juntos é oportunidade para desenvolverem e aperfeiçoarem um bom relacionamento.


De acordo com um artigo no Jornal of Marriage & Family 77 (April 2015), “resultados de um estudo sugerem que a quantidade de tempo que os pais passam com os adolescentes é importante para os resultados emocionais, comportamentais e acadêmicos dos adolescentes”.


O tempo é uma dádiva preciosa que tem valor imensamente maior que um presente material.


Deus, como Pai exemplar, tem prazer em estar o tempo todo conosco na pessoa do Espírito Santo.


Pai, seja valorizado pelo tempo investido com seus filhos.



4. DOAÇÃO DE SI MESMO


Dar a si mesmo como presente aos filhos é ainda maior que o tempo que passam juntos.

Quando um pai presenteia ao seu filho com ele mesmo está dizendo: “Não estou apenas passando um tempo com você, mas você tem a minha atenção completa. Meus olhos estão sobre você, meu cuidado está sobre você, meus pensamentos estão com você e meu amor é todo seu”.


Quando Deus falou com Abraão, deu-lhe uma preciosa promessa: “Não temas Abraão: Eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão” (Referência Bíblica: Gênesis 15:1- ARC). Essa declaração se estende a nós hoje! Podemos tê-lo como o nosso Pai protetor e máxima recompensa!!!


Pai, seja amado por dar aos seus filhos, o seu maior tesouro – você mesmo!


Antes de finalizar, deixo um verso da Bíblia que contém essas quatro áreas que envolvem as 4 particularidades da paternidade de Deus:

“Eu o instruirei

e o ensinarei no caminho

que você deve seguir,

eu o aconselharei

e cuidarei de você”.

(Salmos 32:8 - NVI)

Para complementar esse post, leia o anterior “3 Fundamentos Para a Educação Efetiva de Seus Filhos”.


E se ainda não baixou o e-book gratuito “3 Princípios Para o Desenvolvimento de Filhos Saudáveis e Inteligentes”, não deixe de fazê-lo agora.


Obs.: Esse post foi inspirado no artigo “The Heart of a Father”, cujo autor é desconhecido.





Comments


bottom of page