O que é talento? Criatividade? Já nascemos talentosos e criativos? Ou adquirimos essas habilidades no decorrer de nossas vidas?
Que agradável é ouvir de alguém: “Você tem muito talento! ” Ou: “Você é uma pessoa muito criativa!”
Eu fico bem feliz!!! E você? Acredito que também fique. Vamos refletir sobre algumas curiosidades e desafios que essas duas palavras carregam?
1. Significados
De acordo com o dicionário Houaiss, criatividade significa: “qualidade ou característica de quem ou do que é criativo”. Em seguida, especifica: “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.”
O mesmo dicionário define talento como “aptidão, capacidade inata ou adquirida”.
Então, podemos entender que talento e criatividade têm significados interligados, ou seja, quem é talentoso, é criativo e, quem é criativo, é talentoso.
2. A manifestação do talento e da criatividade na vida do ser humano
Saber inovar, encontrar soluções inteligentes e inusitadas, ou seja, ser criativo é uma das qualidades do ser humano mais requisitadas em todas as épocas.
Tal capacidade antigamente era considerada como um dom para poucos. Hoje, com o desenvolvimento da Ciência e Neurociência, sabe-se que é possível exercitarmos processos mentais e, assim, expandirmos o nosso potencial para a criatividade.
Atuo aproximadamente há 24 anos na Educação e, no decorrer de todos esses anos, tenho observado o quanto as crianças pequenas são espontâneas e rápidas para imaginar e inventar uma história, expressões corporais e faciais, jogos, brincadeiras, elaborar um desenho, criar uma canção...
Com o passar do tempo, toda essa facilidade vai se tornando algo complicado. As crianças maiores começam a inibir o seu potencial criativo, deixando-se prender pelo julgamento social.
A fim de que essa trava não aconteça, é necessária a atenção dos pais, familiares e educadores para que auxiliem as crianças a manterem livre a sua inventividade.
3. Somos todos seres talentosos e criativos
De acordo com os primeiros capítulos do livro de Gênesis, Deus é o Criador de todo o Universo, da Natureza e Humanidade, feita à sua imagem e semelhança.
Deus criou tudo do nada, por meio de sua Palavra simplesmente. Nós, seres humanos, podemos ser inspirados por sua magnífica e perfeita criação para inovarmos no que fizermos. A Criação divina deveria ser o nosso parâmetro de estética e invenções. Afinal, somos imagem e semelhança de Deus! (Referência Bíblica: Gênesis 1:29).
4. Exemplos de pessoas criativas na Bíblia
Temos vários exemplos de pessoas talentosas e criativas nas Escrituras, como:
- Joquebede, mãe de Moisés, que para protege-lo da morte, fez um cesto de junco, preparou-o para que não entrasse água, nem afundasse, colocou Moisés dentro e o deixou à beira do rio. (Referência Bíblica: Êxodo: 2: 1-3).
- Miriam, irmã de Moisés, ficou de longe observando o que ia acontecer com o bebê. Ao ver que ele foi encontrado pela filha do Faraó, foi correndo lhe oferecer ajuda indicando a própria mãe do bebê para amamenta-lo, sem que ela ficasse sabendo. Quando adulta, mostrou seu talento como instrumentista e líder de outras mulheres. (Referência Bíblica: Êxodo 2:4-10).
- Bezalel, que recebeu de Deus inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico, como desenho, escultura e artesanato. (Referência Bíblica: Êxodo 31:1- 5).
- Davi, sabia como lidar com os animais, foi instrumentista e criador de diversos instrumentos musicais, escritor, sabia falar bem, rei e hábil guerreiro. (Referências Bíblicas: 1 Samuel 16:16 -18; 1 Samuel 17:34-35; Amós 6:5).
- Salomão, o rei mais sábio que já existiu, hábil escritor e mestre por excelência. (Referência Bíblica: 1 Reis 10:23; Provérbios, Eclesiastes e Cantares).
- Maria, mãe de Jesus, o ser humano mais intrigante que já passou por essa Terra, o próprio Deus. Com certeza, ela precisou de muito talento e criatividade para cumprir o seu papel.
Tantos outros homens e mulheres poderiam fazer parte desta lista!
Mas, ainda preciso apontar o principal de todos: Jesus. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e conhecimento. Ele tratava cada situação com seus discípulos e demais pessoas de forma sempre inusitada, que surpreendia a todos. Esse post teria páginas e páginas se fosse relatar sobre cada uma de suas ações criativas, narradas nos Quatro Evangelhos.
Voltando-se agora para os nossos dias e pensando em quem somos, quero deixar dois desafios:
Desafios:
1. Devemos acreditar nessa verdade:
Deus nos fez seres talentosos e criativos, cada um de forma singular.
2. Precisamos nos esforçar, principalmente quando não nos vemos criativos:
Talento, criatividade, treino e estudo caminham juntos!
O talento e a criatividade precisam ser desenvolvidos e isso exigirá de nós investimento de tempo, atenção e muitos erros e acertos.
Quero convidá-los a continuarmos juntos nessa descoberta e exercício da criatividade, influenciando e incentivando nossas crianças a desenvolverem seus talentos para terem uma vida plena, livre de amarras.
Comentarios