top of page

A musicalidade humana

A música é parte da vida do ser humano desde a sua fase intrauterina. E é um importante instrumento para o seu desenvolvimento integral.



Você se vê como uma pessoa musical?

Eu sempre fui apaixonada por música, mas não me via como alguém musical e já pensava em desistir de estudar música, até que minha professora de piano me disse: “Tenho vários alunos que tem muita técnica, que têm mais facilidade para tocar, mas nenhum deles consegue tirar a sonoridade que você tira desse piano! Sua interpretação é única e surpreendente”!


Assim, a visão que eu tinha de mim mesma quanto à minha musicalidade mudou e perseverei nos meus estudos de piano. Nessa época comecei a pesquisar sobre a música e o desenvolvimento humano e, hoje, quero dividir um pouco com você sobre a nossa musicalidade.



A música desde antes de nascermos


O ser humano desde a sua vida intrauterina, a partir do quarto mês de gestação já começa a ouvir os primeiros sons, a matéria-prima da música.


O primeiro sentido a se formar no feto é o tato e, a audição é o segundo. O bebê nesta fase é sensível ao toque, à temperatura e aos sons internos do corpo da mãe e aos externos.


De acordo com pesquisas, o que o bebê ouve enquanto está na barriga da mãe fica em sua memória durante um período de tempo após o seu nascimento. Tanto que histórias contadas pela mãe, metodicamente e músicas ouvidas nas semanas que precedem ao seu nascimento lhes proporcionam tranquilidade ao serem ouvidas em momentos de estresse.


Por esses motivos, podemos afirmar que o ser humano é musical naturalmente. Afinal, estamos rodeados de sons e música desde antes do nosso nascimento.


A música é uma linguagem universal e atemporal. É capaz de comunicar ao nosso intelecto, emoção, físico e nos auxilia em nossa integração social.



Uma das nossas Inteligências


Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional estadunidense, afirma que “de todos os talentos com que os indivíduos podem ser dotados, nenhum surge mais cedo do que o talento musical”. Para ele, todos os seres humanos possuem uma medida de Inteligência Musical, uma das 8 Inteligências analisadas por ele, assim como das demais. E essa inteligência precisa ser cultivada para ser efetiva no desenvolvimento global de cada indivíduo.



Estímulos musicais e o nosso cérebro


Pesquisas comprovam que o estímulo musical produz reações neuropsicológicas específicas durante o desenvolvimento do Sistema Nervoso da criança, que se propagarão por todo decurso de sua vida.


A música desperta emoções profundas, a criatividade e a memória; desenvolve a atenção; promove a disciplina, a autoestima e a cooperação; cria um ambiente lúdico propício para aprendizagem, tanto na escola quanto em família. Concepções atuais da neurociência têm confirmado tais descobertas.



Aprendizagem musical e seus benefícios


O período de neurodesenvolvimento mais sensível (“a janela de

oportunidade”) para a aprendizagem musical são os primeiros 8 anos de vida do ser humano.


Assim, o estudo da música pode ser um estímulo importante e de grande significado para o desenvolvimento global de uma criança.


Nos séculos passados, a educação musical ocupava um lugar de suma importância no desenvolvimento e no governo dos povos chinês, indiano e grego.


Hoje, infelizmente, são poucos os que podem usufruir dos benefícios da educação musical aqui no Brasil, devido a sua não instituição nas escolas públicas e até mesmo particulares, salvo alguns projetos que acontecem em pontos isolados no país.


Pesquisas mostram que crianças que participam de atividades musicais têm suas habilidades aumentadas para a aprendizagem da matemática básica, leitura e compreensão de texto, além de desenvolverem a autodisciplina, a capacidade de trabalhar em grupo e a facilidade para resolução de problemas e entenderem o conceito de frações.


Os jovens envolvidos com a música têm menor possibilidade de se envolverem com crimes, consumo de álcool e drogas e o índice de comparecimento às aulas na escola é bem maior que o grupo que não participam de atividades musicais.



Um direito de todos


E aí, você conseguiu responder à pergunta inicial deste post? Se a sua resposta foi não, foi porque não teve a oportunidade de desenvolver sua musicalidade. Embora haja a chamada “janela da oportunidade”, sempre é possível desenvolver o que já temos desde que nascemos.


A Educação Musical deveria ser um direito de todos porque estudos já comprovaram a importância da música na aprendizagem humana.


Deixo aqui um desafio aos pais e educadores em considerarem os benefícios da vivência e da prática musical e invistam na MÚSICA como ferramenta de alta eficácia para o desenvolvimento dos jovens e das crianças, desde antes mesmo de seu nascimento.

Comments


bottom of page