Como formar crianças saudáveis em suas emoções? Como ajudá-las a desenvolverem suas inteligências de forma plena?
Como se tornarão adolescentes e jovens fortes, prudentes, corajosos, que discernem o bem e o mal, neste mundo tão cheio de atrativos enganosos e cheios de más intenções?
De acordo com a Bíblia e com especialistas da Psiquiatria, Psicologia e Educação, a responsabilidade maior na formação dos filhos está nas mãos dos pais. As crianças precisam urgentemente estar mais próximas de seus pais.
Pais, a fim de encorajá-los, apresentarei três princípios que constituem a base para as respostas às questões abordadas acima. O conhecimento desses princípios trará luz e direcionamento nesta tarefa tão nobre, árdua e de grande responsabilidade na família, que é a educação dos filhos. Estão focados na Bíblia, a palavra de Deus, fonte de toda a sabedoria.
Essa palavra foi estabelecida no céu e permanecerá para sempre. De geração em geração, ela tem sido transmitida e edificado famílias. O meu desafio, por meio deste post, é conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de educar seus filhos de acordo com a verdade firmada na Bíblia.
As informações que você encontrará aqui vem somar às anteriores, contidas em artigos sobre a educação de filhos no BLOG da Art&Palavra. É uma reflexão sobre versos escritos pelo salmista Davi, em Salmos 119, que enaltecem a soberania e o poder da palavra de Deus.
Princípio
Antes de refletirmos detalhadamente sobre cada princípio, vamos pensar no significado deste vocábulo.
De acordo com o dicionário Houaiss, o termo é originado do latim, principium, que quer dizer:
1. O primeiro momento da existência (de algo), ou de uma ação ou processo; começo, início;
2. O que serve de base a alguma coisa; causa primeira, raiz, razão.
No contexto da educação de uma criança, podemos entender que os princípios são alicerces no processo de sua formação, já desde a sua tenra idade.
Palavra de Deus, a Bíblia
Para experimentarmos a eficácia de qualquer tipo de exercício físico para a saúde do corpo, é preciso conhecê-lo, aprendê-lo e praticá-lo. O mesmo precisa acontecer para vivermos os benefícios que a palavra de Deus proporciona àqueles que a conhecem, meditam nela, a memorizam e a praticam.
Bíblia é uma palavra de origem grega, que significa “livros”. A Bíblia, então, é uma coleção de livros, de diferentes origens, tamanhos e conteúdo, que se complementam e apontam para uma pessoa, JESUS.
É um livro singular, que foi escrito num período de aproximadamente 1.400 anos, por cerca de 40 autores. É um livro humano e divino ao mesmo tempo, incomparável a qualquer outro existente na literatura encontrada em qualquer parte do mundo.
Ela retrata a humanidade com todas as suas potencialidades, limitações e degradação. Contém os mais diversos gêneros literários, que a inteligência humana pôde criar, como: a poesia lírica, a dramaturgia, a epístola, a narrativa histórica, a epopeia e a literatura apocalíptica. Mas, também é a “palavra inspirada por Deus, útil para nos ensinar o que é verdadeiro, para nos fazer perceber o que não está em ordem na nossa vida, nos corrige e nos ensina a fazer o que é certo, nos prepara e capacita para toda boa obra” (2 Timóteo 3: 16 e 17- NVT). Nela, temos “a vida eterna”, que está em Jesus (João 5: 39). E é ela quem testifica que Jesus é o Cristo, Filho de Deus (João 20: 30-31).
Vamos agora aos três princípios que são a base para criarmos filhos emocionalmente saudáveis e inteligentes.
Princípio 1 – Conhecer e Meditar Na Palavra de Deus
Para conhecermos com profundidade a Bíblia é necessário estabelecer um tempo diário para leitura e meditação. O Salmo 1 nos ensina a meditarmos na palavra de Deus dia e noite. O ato de ler e meditar nas escrituras precisa acontecer em meio à oração, como fazia o rei Davi.
“Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei” (Salmos 119: 18 - NVT).
A leitura da Bíblia deve ser um tempo prazeroso, porque em suas páginas encontramos conselhos sábios, que nos instruem para nossas ações no dia-a-dia.
Tenho prazer em teus decretos; eles me dão conselhos sábios” (Salmos 119: 24 - NVT).
Na Bíblia encontramos a verdade, na qual devemos caminhar. Por meio dela toda mentira é descoberta.
Aqui no Brasil somos privilegiados porque, ainda podemos tê-la em nossas casas, acessá-la pela internet, nas diferentes versões, a qualquer dia e a qualquer momento.
Recentemente, foi feito um levantamento pela Missão Portas Abertas, que mostra que ao menos em 22 países no mundo há restrições à leitura da Bíblia Sagrada. Em muitos deles, a pessoa que possui um exemplar pode até ser morta (informação obtida no site: www.transmundial.org.br)
Temos que nos apegar à oração feita pelo salmista:
“Afasta de mim o caminho da mentira; dá-me o privilégio de conhecer a tua lei” (Salmos 119: 29 - NVT).
Quanto mais a lemos, mais crescemos no conhecimento e inteligência.
“Buscarei teus mandamentos, pois tu aumentas o meu entendimento” (Salmos 119: 32 - NVT).
O próprio SENHOR, que nos fez e nos conhece profundamente, nos dará a capacidade para entendermos e aprendermos a sua vontade. Podemos pedir a Ele, como fez Davi.
“Tu me fizeste, tu me formaste; dá-me entendimento para aprender teus mandamentos” (Salmos 119: 73 - NVT).
O tempo a sós com Deus é imprescindível para conhecermos como Ele se revela em sua palavra. Porém, o tempo em família também é muito precioso e proporciona o prazer de todos crescerem em conhecimento juntos, pais e filhos.
Princípio 2 – Memorizar a Palavra de Deus
Em Romanos 3: 23, está escrito “que todos nós pecamos e não alcançamos o padrão da glória de Deus”. Mas, se conhecermos e memorizarmos o que as Escrituras afirmam, aprenderemos a não vivermos na prática do pecado, fazendo o que o desagrada.
“Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti” (Salmos 119: 11 - NVT).
Podemos usar recursos para memorizá-la, como: pensar nela durante o dia; cantar canções que citam trechos, versículos, histórias da Bíblia e seguir o exemplo de Davi, recitando-a em voz alta. As crianças gostam muito de cantar porque lhe é um talento nato, que acaba se perdendo se não incentivado.
“Como amo a tua lei; penso nela o dia todo!”(Salmos 119: 97 - NVT).
“Recitei em voz alta todos os estatutos que nos deste” (Salmos 119: 13 - NVT).
A alegria em ler e meditar na verdade divina nos ajuda a memorizá-la. De acordo com neurocientistas, o nosso cérebro aprende com maior facilidade quando há satisfação no que estamos aprendendo. Essa constatação Davi expressou há tanto tempo, muito antes das pesquisas e descobertas realizadas pela neurociência, tão recentemente.
“Terei prazer em teus decretos e não me esquecerei da tua palavra” (Salmos 119: 16 - NVT).
Jesus nos falou que o Espírito Santo nos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar de tudo o que Ele disse. Veja João 14. 26.
“Ajuda-me a entender tuas ordens e eu meditarei em tuas maravilhas” (Salmos 119: 27 - NVT).
“Ensina-me os teus decretos, ó Senhor, e eu os guardarei até o fim” (Salmos 119: 33 - NVT).
Uma prática muito interessante de fazer em família: sentar-se em roda com as crianças e cantar canções que contam histórias bíblicas, salmos e versículos cantados. A música é um instrumento facilitador para a memorização.
Se você ainda não leu os artigos do BLOG que falam mais especificamente sobre a música, não deixe de acessá-los.
Princípio 3 – Obedecer/Praticar a Palavra de Deus
A obediência e a prática da palavra de Deus são a prova de que o amamos. Jesus falou que aquele que tem os seus mandamentos e os guarda, é esse que o ama. Veja em João 14: 21.
“Meu grande desejo é que minhas ações sempre reflitam teus decretos” (Salmos 119: 5 - NVT).
“Eu te darei graças por viver corretamente, à medida que aprender teus justos estatutos” (Salmos 119: 7 - NVT).
A obediência à palavra nos mantém puros, adultos, jovens e crianças. Mas, aqui enfatizo o cuidado com as crianças e com os jovens para que aprendam a obedecer a Bíblia.
Esta é a fase da vida mais visada por este mundo corrompido, para contaminá-la e leva-la à perversidade e perdição. Isso tem acontecido por meio das ideologias, tão presentes nas instituições de ensino, da literatura, da televisão, da internet, dos jogos eletrônicos, das artes, dos brinquedos, etc. Por isso nossos filhos precisam estar firmados na verdade.
“Como pode o jovem se manter puro? Obedecendo à tua palavra” (Salmos 119: 9 - NVT)
Viver de acordo com a Bíblia é uma escolha. Por isso dê opções de boas escolhas aos seus filhos, a partir do entendimento do que é melhor para as suas vidas.
As melhores opções de escolha são as baseadas na verdade apresentada neste livro, que perdurou por tantas gerações. Nele estão as palavras que nunca passarão e jamais serão ultrapassadas. Elas são atuais e eternas.
“Escolhi o caminho da verdade; decidi viver de acordo com os teus estatutos” (Salmos 119: 30 - NVT).
“Dá-me entendimento e eu obedecerei à tua lei, de todo o coração a porei em prática” (Salmos 119: 34 - NVT).
“Continuarei a obedecer à tua lei para todo o sempre” (salmos 119: 44 - NVT).
Assim passo os meus dias: obedecendo às tuas ordens” (salmos 119: 56 - NVT).
Ao ensinar seus filhos a obedecerem às ordens de Deus, desde cedo, você estará dando a eles a oportunidade de crescerem em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens, assim como aconteceu com Jesus. Veja Lucas: 2: 51 e 52.
Os Resultados De Seguir os 3 Princípios
Os resultados de conhecer e continuar conhecendo o SENHOR, meditando, memorizando e praticando suas ordens são inúmeros. Na sequência estão alguns apresentados no Salmo 119:
1. Nossos olhos estarão direcionados ao que é útil e seremos restaurados em nossas lutas.
“Desvia os meus olhos de coisas inúteis e restaura-me por meio da tua palavra” (Salmos 119: 37 - NVT).
2. Teremos liberdade para pensarmos e agirmos.
“Andarei em liberdade, pois me dediquei às tuas ordens” (Salmos 119: 45 - NVT).
3. Renovação de forças e consolo.
“Tua promessa renova as minhas forças; ela me consola em minha aflição” (Salmos 119: 50 - NVT).
4. Bom senso nas decisões e atitudes e aquisição de conhecimento.
“Ensina-me o bom senso e dá-me conhecimento. Pois creio em teus mandamentos” (Salmos 119: 66 - NVT).
5. Vida plena, como prometeu Jesus. Veja João 10: 10.
“Jamais me esquecerei de tuas ordens, pois é por meio delas que me dás vida” (Salmos 119: 93 - NVT).
6. Entendimento, sabedoria, prudência e discernimento para desvia-se do mal e do que não é verdadeiro.
“Teus mandamentos me fazem mais sábio que meus inimigos, pois sempre me guiam” (Salmos 119: 98 - NVT).
“Sim, tenho mais prudência que meus mestres, pois vivo a meditar nos teus preceitos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço às tuas ordens. Recuso-me a andar em todo caminho mau, a fim de obedecer à tua palavra” (Salmos 119: 100-101 - NVT).
“Tuas ordens me dão discernimento; por isso odeio todo caminho falso” (Salmos 119: 104 - NVT).
7. Direcionamento para as decisões e ações.
“Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Salmos 119: 105 - NVT).
8. Segurança no caminhar com Deus e vida distante do domínio do pecado.
“Firma os meus passos conforme a tua palavra, para que o pecado não me domine” (Salmos 119: 133 - NVT).
“Os que amam a tua lei estão totalmente seguros e não tropeçam” (Salmos 119: 165 - NVT).
É Uma Decisão
Cabe a você que é pai, mãe ou responsável por uma ou mais crianças escolher qual é a vida que desejam para elas: que sejam crianças saudáveis e inteligentes, educadas sob esses princípios ou doentes e de mentes cauterizadas, criadas longe das verdades da palavra de Deus.
Conhecer, meditar, memorizar e obedecer, praticando a palavra de Deus é uma decisão de fé e coragem, porque estaremos nos movendo na contramão do mundo. Não é uma decisão fácil, mas o seu resultado é a vida plena oferecida por Jesus.
Para que a sua decisão seja a melhor, veja mais características dessa palavra, que é viva e eficaz:
1. É um tesouro permanente.
“Teus estatutos são meu tesouro permanente; são o prazer do meu coração. Estou decidido a cumprir teus estatutos para sempre, até o fim” (Salmos 119: 112 - NVT).
2. É maravilhosa.
“Teus preceitos são maravilhosos; por isso eu lhes obedeço! ” (Salmos 119: 129 - NVT).
3. É perfeita e confiável.
“Teus preceitos são perfeitos, de todo confiáveis” (Salmos 119: 138 - NVT).
4. É justa.
“Que a minha língua cante sobre tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos” (Salmos 119: 172 - NVT)
5. É eterna e tem sido transmitida a todas as gerações.
“Tua palavra eterna está firme nos céus. Tua fidelidade se estende de uma geração a outra...” (Salmos 119: 89-90 a - NVT).
Para concluirmos...
Perceba a honra que Deus lhe concedeu de poder conhecer a palavra Dele e ensiná-la para os seus filhos. Além de ensiná-la verbalmente, a ensinará com a sua vida.
Fique atento (a) porque em breve lançaremos uma série de devocionais, intitulada “Deus é Amor”, com leitura bíblica, oração, vivências em famílias, atividades artísticas, canções e versículos musicados. Não perca a oportunidade de estudar e meditar sobre quem Deus é, junto com seus filhos, de forma criativa e divertida.
Commentaires